Habitação de Interesse Social - SEHAB Heliópolis
Quem disse que habitação de interesse popular ou habitacional tem que ser feia, brega e sem um bom projeto arquitetônico?
O SEHAB Heliópolis, localizado na cidade de São Paulo é um exemplo de como podemos substituir aquele velho padrão de prédios retangulares e sem formas charmosas, em algo agradável ao olhos de quem irá habitar o local e que integra com o seu entorno, criando harmonia ao local.
Os edifícios foram projetados ao alinhamento do lote junto a rua, tornando assim o pátio interno um acesso ao público local, levando aos moradores do conjunto lazer e interação com a população do entorno.
O sistema utilizado para a construção desse conjunto habitacional foi a alvenaria estrutural de blocos de concreto, tornando a construção das unidades mais rápida e limpa, diminuindo assim o custo em sua estrutura.
No intuito de aumentar o número de apartamentos, foi aproveitada a topografia do terreno, tendo os acessos dos blocos em diferentes níveis, dessa maneira os arquitetos conseguiram maximizar o uso do terreno para a construção das unidades em até oito pavimentos sem necessidade de elevadores, ficando em conformidade com a legislação.
O projeto foi realizado pelo escritório Biselli Katchborian Arquitetos dentro do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria de Habitação.
Texto: Losangela Cipriani
Fonte: archdaily.com
0 comentários